terça-feira, 22 de julho de 2008

Bohemia e Prefeitura fazem parceria para requalificação urbana da Vila Madalena


Projeto tem como principais objetivos resgatar a convivência social no espaço público, melhorar a paisagem urbana e oferecer acessibilidade a pedestres e pessoas com mobilidade reduzida. A entrega das obras está prevista para o fim do ano.

Fruto de uma parceria entre a marca de cerveja Bohemia e a Prefeitura de São Paulo, a Vila Madalena - conhecida pelo efervescente cenário cultural e agitada vida noturna - ganhará projeto de requalificação urbana nas duas principais vias do bairro: Aspicuelta e Wisard, no trecho compreendido entre as ruas Mourato Coelho e Harmonia.

Entre as principais melhorias que o projeto trará aos moradores, comerciantes e freqüentadores do bairro estão a valorização da circulação de pessoas, recuperação de aspectos históricos e culturais do bairro, implementação de projeto paisagístico, instalação de mobiliário urbano, ordenação do espaço público e do tráfego de veículos nas vias. Ao todo, serão plantadas 46 árvores e instalados 27 bancos, 25 lixeiras, 20 floreiras, 12 bicicletários, 20 totens informativos e 76 balizadores de calçada. O projeto de requalificação urbana foi desenvolvido pelo URB2 Arquitetos e o projeto de mobiliário urbano pela GTM, ambos sob a coordenação do Banco de Eventos. As propostas foram aprovadas em conjunto pela Bohemia e Prefeitura de São Paulo.

“Bohemia, a primeira cerveja do Brasil, é uma marca que valoriza a tradição e acreditamos no projeto por resgatar aspectos positivos de São Paulo, como a convivência urbana e a história de um dos bairros mais importantes da cidade. O objetivo de Bohemia ao fechar essa parceria é oferecer à cidade um espaço público que não só permita, mas também fomente a convivência. Vamos transformar as duas vias em locais agradáveis para encontrar os amigos, passear com a família, ler um livro e aproveitar as possibilidades culturais que a Vila Madalena tem a oferecer”, afirma Cristiano Schenardi, gerente de produto de Bohemia.

Segundo Gustavo Partezani, arquiteto responsável pelo projeto, as escolhas estéticas, como o ladrilho em cor marrom e palha, tem como objetivo resgatar a história e a identidade visual do bairro. “O ladrilho sempre foi uma marca característica da cidade de São Paulo, e em ruas de trânsito local ainda é conveniente a sua utilização. Até meados dos anos 60, os bairros operários da cidade, como é o caso da Vila Madalena, possuíam ruas de macadame (terra compactada) e paralelepípedos de granito. O material proporcionava às vias o mesmo aspecto que buscamos resgatar com este projeto, mas com produtos de mais qualidade e durabilidade”, explica Gustavo.

Acessibilidade e convivência urbana

Com o objetivo de criar acessibilidade aos pedestres e pessoas com mobilidade reduzida e, com isso, possibilitar o uso do espaço urbano como espaço de convivência social, o projeto tem como principal diretriz a expansão da área para pedestres. O alargamento das calçadas dez metros antes e depois das esquinas, a remoção de obstáculos, o nivelamento das tampas e poços de visitas das concessionárias de serviço público, o rebaixamento da guia no local de travessia de pedestres e a instalação de piso tátil para sinalização dos deficientes visuais estão entre as medidas que facilitarão a acessibilidade de todos os pedestres.

As calçadas oferecerão aos pedestres as três faixas que permitem melhor acessibilidades e circulação: acesso (entrada e saída dos estabelecimentos e residências), livre (espaço destinado a passagem dos pedestres) e serviço (espaço reservado para mobiliário urbano e plantio de árvores). Dez metros antes e depois das esquinas, as calçadas passam a ter 4,75 metros de largura, um aumento de 60%, formando em todas as esquinas do quadrante pequenas praças, que funcionarão como espaços de convivência.

Paisagismo e mobiliário urbano

Para deixar a paisagem mais harmônica e criar uma identidade visual para o bairro, as calçadas receberão pavimento de ladrilho hidráulico, que substituirá a imensa variedade existente no local atualmente. As peças do mobiliário urbano, desenhadas pelo arquiteto Daltro Mendonça, foram desenvolvidas especialmente para o projeto da Vila Madalena com o objetivo de resgatar a memória e a identidade do bairro.

“A Vila Madalena é um bairro repleto de ateliês, por isso, selecionamos um material muito utilizado por artistas, o aço corten. Esse material aliado a madeira confere ao mobiliário o tom acobreado. A intenção é dar ao bairro um ar antigo e, ao mesmo tempo, criar uma identidade visual. Vale ressaltar o aço corten é extremamente resistente e durável e que toda a madeira que utilizaremos será certificada”, diz Daltro.

O mobiliário urbano será padronizado de acordo com a lei Cidade Limpa e posicionado de maneira a não interferir no livre caminhar e na travessia dos pedestres. Haverá também a retificação das interferências e obstáculos, como canteiros de árvores e floreiras, que serão redimensionados, e tampas e visitas de concessionárias de serviço público. O objetivo é melhorar a condição paisagística e estabelecer uma melhor relação entre os pedestres, veículos e a paisagem urbana.

História e Cultura

Ao retomar a tradição de convívio no espaço público, o projeto também contempla o resgate da história e da cultura do bairro. A equipe envolvida no projeto fez uma ampla pesquisa sobre as origens da Vila Madalena e o conteúdo reunido ficará disponível em diversas peças instaladas ao longo das vias, como totens, ladrilhos e placas. Nesse contexto destacam-se dois marcos urbanos - esculturas que representam as filhas do fazendeiro proprietário das terras onde hoje está localizado o bairro: Ida, Isabel e Madalena. A história faz parte do imaginário dos moradores do bairro e, conforme relatos do Museu da Pessoa, permanece viva a partir da memória oral dos moradores do bairro.

Tráfego de veículos

Também faz parte do projeto a reorganização do tráfego de veículos com o intuito de desafogar o trânsito. As duas vias, que atualmente têm mão dupla, passarão a ter sentido único. A Aspicuelta passará a descer sentido Rua Simão Álvares e a Wisard subirá sentido Rua Harmonia.

Nenhum comentário: