terça-feira, 22 de abril de 2008

Porque São Paulo não tem linhas circulares?

A estação Vila Madalena do Metrô fica nas bordas do bairro. Longe o suficiente para que muitos não tenham vontade de enfrentar as ladeiras da Vila para chegar o Metrô, mas perto o suficiente para ser interligada ao bairro inteiro através de uma linha circular.

A Vila Madalena teria muito a ganhar se um microônibus saísse da estação e desse uma volta pelo bairro, voltando à estação. Um coletivo que distribuísse os passageiros pela Vila ao mesmo tempo em que pega novos passageiros para o Metrô. Não apenas os moradores ficariam gratos, mas muitos dos freqüentadores dos bares, restaurantes e comércio da região Poderiam deixar seus carros em casa, ou em estações do Metrô em outras áreas da cidade.

Alguns anos atrás passei umas semanas no vilarejo de Cascais, perto de Lisboa, em Portugal. É quase como se fosse um bairro da capital, e servido pelo Comboio (trem) que vem de Lisboa. Ao chegar na estação o usuário pega um microônibus que circula por todo o lugarejo, mais ou menos do tamanho da Vila Madalena, e retorna à estação. Parte da estação com passageiros que chegaram no trem. Retorna para a estação com passageiros para o trem. Muito eficiente.

Porque não temos isso em São Paulo? Se conseguiria ampliar muito o alcance do Metrô com redução importante no uso de carros.

Isto daria mais qualidade de vida aos paulistanos. Candidatos a vereador e a prefeito, olha uma idéia no ar. Pela qualidade da Vila.

Um comentário:

amigavendebsb@gmail.com disse...

Adorei a idéia, justamente pq adoro SP e a Vila Madalena.