domingo, 17 de fevereiro de 2008

Na Vila, população com acesso a serviços essenciais é igual a da Suiça

Heitor Augusto, da Folha on Line

Quando se trata de acesso a serviços essenciais, morar na Vila Madalena se assemelha a viver na Suíça: todos os domicílios do bairro têm água encanada, serviço de coleta de lixo e energia elétrica.

A média de domicílios com água encanada na cidade de São Paulo é 98,59%. Porém, há regiões que estão longe do ideal. Na Vila Iara (zona norte), a porcentagem é de 81,47. No Parque Cocaia, 88,05%. Outro fator preocupante é que os bairros com os índices mais baixos de acesso a serviços essenciais pioraram em relação a 1991. Há nove anos, 82,33% dos domicílios no bairro de Anhanguera tinham serviço de coleta de lixo. Hoje, o número caiu para 52,12%.

Uma das explicações para a insuficiente baixa infra-estrutura é o crescimento de moradias irregulares. O crescimento populacional não foi acompanhado de reforço em água, luz e saneamento.



Renda na Vila cresceu 70%

A renda per capita dos moradores da Vila Madalena cresceu 70%. Apenas 31 das 454 microrregiões de São Paulo tinham renda per capita em 1991 acima de R$ 1.000 e ultrapassaram a marca de R$ 2.000 no ano 2000.

O crescimento da renda per capita não esteve acompanhado a uma sensível distribuição de renda. Metade da renda gerada pelos moradores da Vila é apropriada pelos 20% mais ricos do bairro.

Assim como em toda a cidade de São Paulo, as mulheres ganham menos que os homens. Na Vila, a diferença é de 59% (há nove anos, os homens ganhavam o dobro que as trabalhadoras).

Nenhum comentário: